Mostrar mensagens com a etiqueta Natal 2016. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Natal 2016. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Escritores famosos também recolheram quadras de Janeiras, foi o caso de Vitorino Nemésio


Ó de casa, alta nobreza,
Mandai-nos abrir a porta,
Ponde a toalha na mesa
Com caldo quente da horta!

Teni, ferrinhos de prata,
Ao toque desta sanfona!
Trazemos ovos de prata
Fresquinhos, prá vossa dona.

Senhora dona de casa,
À ilharga do seu Joaquim,
Vermelha como uma brasa
E alva como um jasmim!

Vimos honrar a Jesus
Numas palhinhas deitado:
O candeio está sem luz
Numa arribana de gado.

Mas uma estrela dianteira
Arde no céu, que regala!
A palha ficou trigueira,
Os pastorinhos sem fala.

Dá-lhe calorzinho a vaca,
O carvoeiro uma murra,
A velha o que traz na saca,
Seus olho mansos a burra.

Já as janeiras vieram,
Os Reis estão a chegar,
Os anos amadurecem:
Estamos para durar!

Já lá vem Dom Melchior
Sentado no seu camelo
Cantar as loas de cor
Ao cair do caramelo.

O incenso, mirra e oiro,
Que cheirais e luzis tanto,
Não valeis aquele tesoiro
Do nosso Menino santo!

Abride a porta ao peregrino,
Que vem de num longe, à neve,
De ver nascer o Menino
Nas palhinhas do preseve.

Acabou-se esta cantiga,
Vamos agora à chacota:
Já enchemos a barriga,
Sigamos nossa derrota!

Rico vinho, santa broa
Calça o fraco, veste os nus!
Voltaremos a Lisboa
Pró ano, querendo Jesus

Muito antigas e populares

Boas noites, meus senhores,
Boas noites vimos dar,
Vimos pedir as Janeiras,
Se no-las quiserem dar.

Ano Novo, Ano Novo
Ano Novo, melhor ano,
Vimos cantar as Janeiras,
Como é de lei cada ano.

Vinde-nos dar as Janeiras,
Se no-las houverdes de dar,
Somos romeiros de longe,
Não podemos cá voltar

Postal antigo de Boas Festas dos CTT
(1940-1960)


Boas festas, boas festas
Nós aqui as vimos dar

Às senhoras desta casa
Se as quiserem aceitar.

O dia está alegre
Não vamos ficar cá fora
Venham-nos dar as Janeiras
Depressa e sem demora.

Ó minha rica senhora
Não tenha vergonha não
Ponha a mão na salgadeira
Puxe lá um chourição.

Ficámos agradecidos
Pela oferta recebida
Que tenham muita saúde 
E muitos anos de vida.





No entanto, há sempre alguém mais carrancudo que não recebe bem os janeireiros…
Esta casa é tão alta
É forrada de papelão
Aos senhores que cá moram
Deus lhe dê a salvação.
E aos que não abrem a porta canta-se uma canção a dizer que os janeireiros estão zangados, porque as pessoas não lhe abrem a porta. É assim:
Esta casa é tão alta
É forrada de madeira
Aos senhores que cá moram
Deus lhe dê uma caganeira.

Curiosidades sobre as Janeiras

Estes cânticos de Natal de rua, as janeiras, têm nomes diferentes e ocorrem em dias diferentes conforme os países. Alguns exemplos:
 - Na Grécia, no dia 24 de Dezembro, cantam-se as Kalandas.

Ilustração de Robert Neubecker

 - No Reino Unidos e nos Estados Unidos, no dia 26 de Dezembro cantam-se os Christmas Carols.

Ilustração de Mary Englebreit


- Em Portugal cantam-se as Janeiras a partir do dia 6 de Janeiro, Dia de Reis e, no mesmo dia, cantam-se em Espanha os Villancicos, geralmente acompanhados por pandeiretas e castanholas.

Ilustração Francois Ruyer


“Vamos cantar as janeiras...” de Zeca Afonso

A música de Zeca Afonso, intitulada «Natal dos Simples» que, como começa com a frase “vamos cantar as janeiras...” é entendida por alguns como se fosse música de Janeiras, embora não seja uma canção de folclore.


As Janeiras

Ilustração de Leandro Lamas

Cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, essas “sobras” traduzem-se muitas vezes em dinheiro. Ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês. A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver são mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois do grupo feito, e de distribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança. Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc. Por comodismo, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição). No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam. As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra. São músicas simples, habitualmente à volta de quadras simples que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram. Tipicamente havia também algumas quadras insultuosas reservadas para os moradores que não davam as janeiras. Nos últimos anos, celebrizou-se uma música de Zeca Afonso, intitulada «Natal dos Simples» que, como começa com a frase “vamos cantar as janeiras...” é entendida por alguns como se fosse música de Janeiras, embora não seja uma canção de folclore. 
(Inf. via: https://pt.wikipedia.org/wiki/Janeiras)

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Trabalhos realizados pelos alunos na disciplina de Espanhol

Na tradição espanhola, o Dia de Reis é celebrado por grande parte da população. 
É neste dia que as crianças recebem os presentes de Natal, pois, de acordo com a tradição cristã, são os Reis Magos que os trazem. 
Uma das tradicionais celebrações do Dia de Reis em Espanha é a "Cavalgada dos Reis Magos". É celebrada há mais de 150 anos e acontece na véspera do Dia de Reis (5/01) e simboliza o caminho dos Reis Magos depois do nascimento de Jesus.



Mais um mimo para os alunos! Dar cor e alegria à vida das crianças é uma das nossas funções!