O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. O Dia é celebrado neste dia por ocasião do aniversário da morte de diversos autores conhecidos como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995.
O propósito deste dia é encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade.
Guadalajara (México) foi nomeada Capital Mundial do Livro para o ano 2022 pela Diretora Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, por recomendação do Comité Consultivo da Capital Mundial do Livro.
A cidade, já é uma Cidade Criativa da UNESCO desde 2017, foi selecionada pelo seu plano abrangente de políticas em torno dos livros para desencadear mudanças sociais, combater a violência e construir uma cultura de paz.
O programa proposto para Guadalajara centra-se em três eixos estratégicos:
recuperação de espaços públicos através de atividades de leitura em parques e outros locais acessíveis;
ligação social e coesão, especialmente através de oficinas de leitura e escrita para crianças;
reforço da identidade do bairro utilizando ligações intergeracionais, narração de histórias e poesia de rua.
Sem comentários:
Enviar um comentário