quinta-feira, 28 de abril de 2022

M de MÃE

 


... nas nossas bibliotecas...

"O Dia da Mãe foi oficialmente criado pela norte-americana Anna Jarvis, que perdeu a sua mãe em 1904. Mas a História deste dia começou muito antes, há mais de 2000 anos!
As mais antigas celebrações do Dia da Mãe estão ligadas à comemoração do início da Primavera, na Grécia Antiga. Estes festejos eram em honra da Deusa Rhea, mulher de Cronos e mãe de todos os deuses desta cultura.
Por seu turno, em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cibele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo da Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa) um dia chamado "O Domingo da Mãe", dedicado a todas as mães inglesas. Nesta época, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões.
Assim, no Domingo da Mãe, os criados tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
Sabias que a primeira vez que se falou realmente num dia especial só para mães foi nos Estados Unidos em 1872?
Julia Ward Howe e algumas colegas uniram-se para lutar contra a guerra e, segundo elas, o Dia da Mãe seria um dia de paz
Só em 1904 é que a ideia começou a pôr-se em prática.
Quando a mãe morreu, Anna Jarvis começou a chamar a atenção das pessoas para a importância de um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, conseguiu celebrar o primeiro Dia da Mãe.
Nesse dia, Anna Jarvis enviou à igreja onde estava a ser feitas as comemorações 500 cravos brancos. Estas flores deviam ser usadas por todos e simbolizavam todas as coisas boas da maternidade.
Ao longo dos anos esta senhora enviou mais de 10 mil cravos para a igreja:
- encarnados para as mães ainda vivas e
- brancos para as já desaparecidas.
Sabias que ainda hoje os cravos são mundialmente considerados os símbolos da pureza, força e resistência das mães?
O objetivo deste dia é dar mais atenção à importância das mães, pensar nelas, conversar, oferecer presentes e descobrir novas maneiras de lhes dar felicidade!
Em 1911, o Dia da Mãe foi celebrado em praticamente todos os Estados Unidos da América e, em 1914, o presidente declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Hoje em dia, celebra-se o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis.
Apesar de cada país escolher datas diferentes ao longo do ano para festejar o Dia da Mãe, o objetivo é sempre o mesmo: homenagear aquela que nos põe no mundo!
Em Portugal, até há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro. Sabias que este é o dia de Nossa Senhora da Conceição, ou seja, o dia de Nossa Senhora como mãe. Por isso foi escolhido este dia.
Atualmente, em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no 1º Domingo de Maio!".




terça-feira, 26 de abril de 2022

ABRIL DE ABRIL

 

- Sensibilizar os alunos para a importância da Revolução de Abril, enquanto um dos momentos mais marcantes da História contemporânea de Portugal;
- “Histórias Vividas e Contadas do 25 de Abril”;
- Descobrir a importância de ter liberdade para dar a nossa opinião à vontade e sem receio. Aproveitar a Liberdade, mas SEMPRE com respeito pelo outro.








sábado, 23 de abril de 2022

No DIA MUNDIAL DO LIVRO

 

- A acontecer agora na Biblioteca Municipal José Régio - Vila do Conde
- Performance literária de Alexandre Sá
– “O Lagarto” – peça de teatro pela Companhia “O Teatro do Elefante”





O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor




O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. O Dia é celebrado neste dia por ocasião do aniversário da morte de diversos autores conhecidos como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995.

O propósito deste dia é encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade.
Guadalajara (México) foi nomeada Capital Mundial do Livro para o ano 2022 pela Diretora Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, por recomendação do Comité Consultivo da Capital Mundial do Livro.
A cidade, já é uma Cidade Criativa da UNESCO desde 2017, foi selecionada pelo seu plano abrangente de políticas em torno dos livros para desencadear mudanças sociais, combater a violência e construir uma cultura de paz.
O programa proposto para Guadalajara centra-se em três eixos estratégicos:
recuperação de espaços públicos através de atividades de leitura em parques e outros locais acessíveis;
ligação social e coesão, especialmente através de oficinas de leitura e escrita para crianças;
reforço da identidade do bairro utilizando ligações intergeracionais, narração de histórias e poesia de rua.

HOJE, em Vila do Conde

 

Clicar na imagem para aceder

domingo, 10 de abril de 2022

HOJE, É DOMINGO DE RAMOS

 

Começa mais uma SEMANA SANTA
"O Domingo de Ramos é uma festa móvel que se celebra no domingo anterior ao Domingo de Páscoa.
Nesse dia, que não é feriado e marca o início da Semana Santa, comemora-se a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde ele foi aclamado por multidões como o Filho de Deus.
Significado do Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos significa o reconhecimento de Jesus como filho de Deus.
Isso porque, nessa ocasião, as pessoas receberam Jesus abanando ramos de oliveira e palmeira, os quais representam a vitória de Jesus.
Jesus era um rei humilde que entrou na cidade montado em um jumentinho, o qual além da humildade, representa a paz - o inverso do cavalo, que remete à guerra.
Como forma de lembrar a data, os católicos costumam levar ramos para a missa para serem benzidos. Também é comum encontrar-se ramos de palmeiras colocados em forma de cruz nas igrejas e nas ruas.
Outra tradição do Domingo de Ramos é o costume de os afilhados oferecerem flores ou ramos aos seus padrinhos e madrinhas, os quais, no domingo seguinte, retribuem o gesto com o "folar", isto é, como a prenda da Páscoa.
Procissão do Domingo de Ramos
No Domingo de Ramos realizam-se procissões de norte a sul de Portugal, com diversas paragens, retratando-se a Paixão de Cristo.
Autênticos mares de flores são preparados para a procissão passar, tornando este evento numa grande atração para as famílias e para os turistas."

terça-feira, 5 de abril de 2022

Aconteceu há anos 70 anos!!!

Às 6 horas da manhã do dia 5 de abril de 1952, o paquete VERA CRUZ - o mais rápido navio de então da marinha mercante portuguesa - alcança, na sua viagem inaugural, o Rio de Janeiro, lançando ferro a três milhas da barra. Havia partido, a 20 de Março, da gare marítima da Rocha de Conde de Óbidos, em Lisboa.

Fonte: Diário de Lisboa n.º 10540, de 05-04-1952, pp. 1 e 3




sexta-feira, 1 de abril de 2022

Dia Internacional do Livro Infantil

 AMANHÃ, Dia Internacional do Livro Infantil

O Dia Internacional do Livro Infantil assinala-se, a 2 de abril, a data do nascimento de Hans Christian Andersen.
O cartaz português que assinala este dia, é da responsabilidade da DGLAB, e é da autoria do ilustrador André Carrilho e “transmite a ideia de que(…) cada livro e cada história despertam sentimentos e emoções únicas, que nos ajudam a sonhar e a sentir algum conforto perante um mundo agitado como são as ondas revoltas do mar“.
Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil-2022, o PNL 2027 convida à criação de um “livro-objeto”.
Na sequência do sucesso da edição do ano passado, onde participaram 190 trabalhos, alargámos este ano o âmbito desta iniciativa.
Assim, o convite é dirigido aos educadores, aos professores do 1.º e 2.º ciclos e a outros participantes interessados (famílias, mediadores, autores/ilustradores, …), subentendendo o envolvimento das escolas, das crianças e dos alunos.
A forma e o tema são escolha de cada grupo/turma participante.
Os trabalhos devem ser submetidos pela escola-sede dos Agrupamentos ,até ao dia23 de maio, no formulário Livro-Objeto, onde deverá constar a hiperligação de acesso ao vídeo de apresentação e uma fotografia do livro-objeto criado.

O vídeo (trailer), com duração máxima de 1 minuto, deve mostrar o valor criativo, estético, lúdico e formativo do livro.

No dia 1 de junho, Dia Internacional da Criança, os melhores trabalhos serão divulgados nas redes sociais e no portal do PNL2027 e os autores receberão prémios-surpresa.