quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Quem é Bernardino Pacheco?

Bernardino Pacheco nasceu em 1976 em Lousada.
É licenciado em Ensino Básico com Pós-Graduação em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho e especializado em Educação Especial: domínio cognitivo e motor.
Atualmente, desempenha funções de formador na área da Língua Portuguesa e leciona no 1.º ciclo do Ensino Básico, na área da Educação Especial.
Desde 1999, tem vindo a publicar livros de literatura infantojuvenil, área onde desenvolve projetos de investigação e formação.
“Hospital das Palavras”, “O Pai Galinha e o seu Pintainho”, “A Lua conta-me Histórias” e “Aroyo e a Galinha Evalina” são algumas obras  publicadas para os  mais novos.
A poesia tem sido também uma marco importante no seu percurso literário. É nos versos que revela muito do seu olhar emotivo sobre a vida, o amor, as paisagens e as gentes com que se vai cruzando. Os seus pensamentos poéticos estão publicados em diferentes coletâneas de poesia.
Durante três anos, leccionou em Timor-Leste no Centro de Aprendizagem e Formação Escolar do Suai, lugar onde criou grandes laços  com a vida rural dos seus habitantes. Por influência dessa vivência, os seus escritos começaram a ter como como cenários a bela ilha de Timor-Leste, um país pelo qual se apaixonou ao primeiro olhar. São conhecidos alguns poemas onde retrata a beleza desse país e também algumas histórias para crianças onde a identidade cultural de Timor-Leste está presente.
Foi o autor convidado para escrever seis histórias para o programa “Histórias para sonhar”, transmitido na RTTL (Rádio e Televisão de Timor-Leste) no âmbito de uma iniciativa da Fundação Oriente. O Programa teve seis episódios e tem como principal objectivo a divulgação da Língua Portuguesa em Timor-Leste.




Sem comentários:

Enviar um comentário