segunda-feira, 26 de outubro de 2015
Vem aí o Halloween
Ilustração de Marc Le Rest |
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todos os anos no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Esta festa é realizada em grande parte nos países ocidentais, porém é muito festejada nos Estados Unidos. Neste país, foi levada pelos imigrantes irlandeses, ali chegou em meados do século XIX.
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos.
Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de Novembro).
Esta festa, por estar relacionada com a sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein. As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de Outubro, com sacos cheios de guloseimas.
No entanto, no nosso país, a comemoração desta data é recente. Chegou através da grande influência da cultura americana, principalmente via pela televisão, mas também via a disciplina de língua inglesa. Os docentes desta disciplina aos poucos foram fazendo a propagação desta festa, valorizando e comemorando esta data com os seus alunos por forma de vivenciar com os eles a cultura norte-americana. Muitos portugueses defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, não devia ser comemorada.
terça-feira, 20 de outubro de 2015
Identifique os Sinais de Bullying e Cyberbullying
TÍTULO:TENHO MEDO DE IR À ESCOLA
Identifique os Sinais de Bullying e Cyberbullying. O seu Filho é Vítima ou Agressor?
AUTOR(A): Tânia Paias
EDITOR: A Esfera dos Livros
SINOPSE:
Como educar os nossos filhos para se tornem crianças seguras, resilientes e confiantes? Como treinar o seu olhar para a diferença e para a tolerância pelo outro? Estes são os primeiros passos para que o seu filho não se torne nem vítima nem agressor. E não, não acontece só aos outros. Em Portugal as estatísticas revelam que cerca de 40 por cento dos nossos jovens já se envolveu em alguma dinâmica bullying, tanto no papel de vítima, como de agressor. Mas afinal o que é o bullying? A psicóloga Tânia Paias, especialista neste tema e fundadora do Portal Bullying, explica: é um fenómeno de violência na escola que se traduz em comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, levados a cabo por um ou mais alunos contra outro. Não é um fenómeno de hoje, e as novas tecnologias de informação e a Internet abriram caminho a um outro tipo de violência que já não se passa apenas no recinto escolar, mas sim através de mensagens instantâneas ou por e-mail: o cyberbulling. Enquanto pais e educadores devemos estar atentos aos sinais:
" - O meu filho não quer ir à escola e não consigo que me diga porquê. Ele que me contava tudo agora fecha-se no quarto, isola-se…
- A minha filha anda tão calada e com um olhar tão triste, mas não me conta o que tem.
- Ele era um ótimo aluno e de repente as notas dele vieram por ali abaixo…
- O meu filho, que sempre foi tão calmo, agora tem ataques de fúria.
- Desconfio que um dos meus alunos ameaça os outros, como devo atuar para pôr fim a esta situação?
- Apanhei uma mensagem no telemóvel da minha filha que dizia: «Odeio-te.» Confrontei-a e ela contou-me que recebe mensagens destas várias vezes por dia…
- Fui novamente chamado à escola porque o meu filho bate num colega repetidas vezes. Onde errei na sua educação?
Recorrendo a casos reais, Tânia Paias apresenta neste livro respostas concretas às dúvidas que assaltam pais, educadores e os próprios jovens. Não podemos fechar os olhos a este fenómeno. É preciso atuar."
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
VEM VISITAR O EXPOSIÇÃO NA TUA BIBLIOTECA
A Santilhana e a Fundação Manuel António da
Mota, de acordo com o seu compromisso de investir na formação de jovens,
desenvolveu um projeto que contribui para a educação patrimonial. Este
intitula-se «O Património - Dar um futuro ao passado.»
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
Começa hoje. Outubro, o Mês Internacional da biblioteca escolar
O Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) é, mais uma
oportunidade para as bibliotecas demonstrarem amplamente a importância
que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas
áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no
desenvolvimento da cidadania.
O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é: A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.
Subscrever:
Mensagens (Atom)