Clicar na imagem para aceder
segunda-feira, 31 de janeiro de 2022
SUGESTÃO
TÍTULO:
TENHO MEDO DE IR À ESCOLA
Identifique os Sinais de Bullying e Cyberbullying.
O seu Filho é Vítima ou Agressor?
Autor(a): Tânia Paias
EDITOR: A Esfera dos Livros
SINOPSE:
Como educar os nossos filhos para se tornem crianças seguras, resilientes e confiantes? Como treinar o seu olhar para a diferença e para a tolerância pelo outro? Estes são os primeiros passos para que o seu filho não se torne nem vítima nem agressor. E não, não acontece só aos outros. Em Portugal as estatísticas revelam que cerca de 40 por cento dos nossos jovens já se envolveu em alguma dinâmica bullying, tanto no papel de vítima, como de agressor. Mas afinal o que é o bullying? A psicóloga Tânia Paias, especialista neste tema e fundadora do Portal Bullying, explica: é um fenómeno de violência na escola que se traduz em comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, levados a cabo por um ou mais alunos contra outro. Não é um fenómeno de hoje, e as novas tecnologias de informação e a Internet abriram caminho a um outro tipo de violência que já não se passa apenas no recinto escolar, mas sim através de mensagens instantâneas ou por e-mail: o cyberbulling. Enquanto pais e educadores devemos estar atentos aos sinais:
- O meu filho não quer ir à escola e não consigo que me diga porquê. Ele que me contava tudo agora fecha-se no quarto, isola-se…
- A minha filha anda tão calada e com um olhar tão triste, mas não me conta o que tem.
- Ele era um ótimo aluno e de repente as notas dele vieram por ali abaixo…
- O meu filho, que sempre foi tão calmo, agora tem ataques de fúria.
- Desconfio que um dos meus alunos ameaça os outros, como devo atuar para pôr fim a esta situação?
- Apanhei uma mensagem no telemóvel da minha filha que dizia: «Odeio-te.» Confrontei-a e ela contou-me que recebe mensagens destas várias vezes por dia…
- Fui novamente chamado à escola porque o meu filho bate num colega repetidas vezes. Onde errei na sua educação?
quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
HOJE Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
O tema que marca as iniciativas deste ano é “MEMÓRIA, DIGNIDADE E JUSTIÇA”
Clicar na imagem para aceder
terça-feira, 25 de janeiro de 2022
Aproveitam todos os minutos
Umas procuravam livros de mistério
Outras acabavam um trabalho para a disciplina de inglês
Outras faziam busca no catálogo coletivo
sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
Uma sugestão para os mais jovens entenderem
TÍTULO:
VAMOS A VOTOS!
AUTOR:
José Jorge Letria
EDITORA:
Texto Editores
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Gonçalo e Francisco não gostavam de política nem de políticos, mas a animação que tomava conta da cidade em época de campanha eleitoral não lhes era indiferente. A política era coisa de adultos, pensavam os dois amigos, que preferiam ocupar o pensamento com brincadeiras, jogos de computador e futebol. Mas a eleição para o lugar de capitão da equipa de futebol da escola ensinou-lhes que, afinal, votar é uma coisa muito importante, e escolher os nossos representantes é não só um direito, mas também um dever de cidadania.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2022
terça-feira, 18 de janeiro de 2022
Assim vai a vida na Biblioteca
Uns investigam, outros ouvem ler em voz alta, outros percorrem as estantes como pardais saltitantes até escolherem um livro e também fazemos "girar" os livros entre bibliotecas.
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
A partir da próxima 2°feira, exposições e atividades várias sobre os seguintes temas:
PAZ
Dar a conhecer Alfred Nobel e os laureados com o Prémio Nobel da Paz
Dia Escolar da Não Violência e da Paz (dia 30)
HOLOCAUSTO
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ( dia 27)
quinta-feira, 13 de janeiro de 2022
quarta-feira, 12 de janeiro de 2022
Livros Digitais
O PNL2027 e o EDULOG criaram três livros digitais escritos apenas com palavras compostas por conjuntos de grafemas-fonemas, correspondentes aos progressos nas primeiras etapas de aprendizagem da leitura, permitindo às crianças do 1.º ano de escolaridade ler autonomamente estas histórias e desenvolver a motivação para ler mais e melhor.
Cada história, escrita por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e ilustrada por Nuno Feijão, diz respeito a um patamar de leitura, de acordo com as associações som(s)-letra(s) que as crianças vão sendo capazes de fazer.
HOJE, Aniversário de CHARLES PERRAULT
Em 1695, com 62 anos, resolveu redigir todas as histórias que ouvia da boca da sua mãe quando era criança. E foi essa decisão que o imortalizou mais tarde. Ele escreveu durante muitos anos os contos de fadas e publicou-os todos juntos num único volume em 11 de janeiro de 1697, com o título Histórias ou contos do tempo passado com moralidades.
Charles Perrault teve cinco filhos com Marie Guichon. Ela morreu de varíola em 1678, seis anos após o casamento. O escritor faleceu no dia 16 de maio de 1703, na mesma cidade onde nasceu (Paris).
Subscrever:
Mensagens (Atom)