segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

15ª Edição - SEMANA DA LEITURA de 08 a 12 de MARÇO

 Concurso no Instagram

SIMPLES... PARTICIPA
Regulamento
1. Como participar
1.1. Tirar uma fotografia do (a) próprio (a) ou de alguém a ler, sem mostrar rostos ou marcas.
1.2. Publicar a foto na sua galeria do Instagram, devendo o perfil da conta ser público.
1.3. Identificá-la com os hashtags #estoualer #pnl2027 #sl2021
1.4. Cada participante pode candidatar-se com mais do que uma fotografia.
2. Os participantes garantem que as fotos submetidas são da sua autoria, inéditas, não pertencendo nem violando direitos de terceiros, designadamente de imagem e de propriedade intelectual.
3. Ao longo da Semana da Leitura, de 8 a 12 de março, o PNL2027 irá partilhar no seu Instagram as fotos publicadas. A fotografia com mais “Gostos”, em cada dia, será apurada para uma finalíssima, a ocorrer no dia 15 de março.
4. Neste dia, identificar-se-á, de entre as 5 fotografias finalistas, a que tem mais “Gostos” e que será premiada.
5. O(a) autor(a) da fotografia vencedora deverá enviar para pnl@pnl2027.gov.pt os seus contactos para envio do prémio.
6. O prémio a atribuir é constituído por livros e acessórios tecnológicos.
7. Estarão automaticamente desclassificados os participantes que partilhem fotografias que tenham carácter ofensivo, discriminatório ou inadequado.
Boa sorte!

15ª Edição - SEMANA DA LEITURA de 08 a 12 de MARÇO

Ver como participar, aqui:





terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

SUGESTÕES DE LEITURA

TÍTULO: É Carnaval e ninguém leva a mal, pá!
EDITORA: Lugar da Palavra
SINOPSE:
Coleção: As Histórias dos Meninos da Rita
"Tradições de Carnaval em S. Miguel - Açores"
Os meninos da professora Rita estão entusiasmados. Aproxima-se o Carnaval e… muita diversão! Nesta primeira aventura, de forma divertida e pedagógica, relembram-se as tradições micaelenses da quadra: a célebre e única Batalha das Limas, os animados bailes, as misteriosas Pantas da Maia e as deliciosas Malassadas! É Carnaval em S. Miguel, iupi!
Esta coleção "As Histórias dos Meninos da Rita" é verdadeiramente notável! A partir de histórias bem singelas, momentos criativos sempre mágicos e apelativos, os mentores desta obra expandem os objetivos daquelas mediante a utilização de um leque alargado de estratégias, de recursos e de ferramentas, também eles didáticos e muito do agrado da pequenada.
Miguel Palha, Pediatra do Neurodesenvolvimento
Diretor Clínico do Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS
TÍTULO: O Carnaval dos Animais
Inclui CD. Música interpretada por Academy of London
AUROR: José Antonio Abad Varela; Ilustração: João Vaz de Carvalho
EDITORA: Kalandraka
TÍTULO: Uma Aventura no Carnaval
AUTOR: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
EDITORA: Caminho
Sinopse:
Sara é gira, ruiva, bem-disposta, ótima aluna e filha de um milionário.

Apaixona-se pelo Chico numa aula de Educação Física. Quando chega o Carnaval convidou-o a ele e ao resto do grupo para uma festa de máscaras. Todos aceitaram e estavam a divertir-se à grande quando tiveram a primeira surpresa: apareceu-lhes o Eduardo, com quem já tinham tido grandes aventuras em Lisboa. Pouco depois nova surpresa, essa bem desagradável: os homens mascarados de zorro não vieram para dançar mas para raptar alguém... 









Caretos em Podence não saem à rua e apresentam-se à janela

 


Clicar na imagem para aceder

domingo, 14 de fevereiro de 2021

MUITO ANTES DAS MENSAGENS POR TELEMÓVEL ......

 Os Lenços de Amor ou de Namorados têm como origem os lenços senhoris dos séculos XVII e XVIII e foram posteriormente adaptados pelas mulheres do povo. Numa primeira fase, começaram a ser usados como adereço do traje feminino passando mais tarde a peça integrante do enxoval que a moça começava a preparar na infância. “Entre lençóis e atoalhados era comum bordar-se um lenço subordinado ao tema do amor “depois de concluído era usado pela autora na bainha da saia ou no bolso do avental e mais tarde seria oferecido ao rapaz por ela escolhido.

Desde sempre, os portugueses partiram: ou para ganhar o sustento noutro lugar, ou para a guerra, ou para embarcarem em navios na aventura da Expansão
Na hora da despedida, em certas regiões do norte de Portugal, era “obrigatório” a rapariga apaixonada oferecer um lenço ao namorado. Lenço bordado por ela, com uma quadra da sua autoria. Se bordava com erros ortográficos, isso era pormenor insignificante, o que contava - e conta - são os sentimentos.
“Os lenços eram uma espécie de anéis de noivado, na medida em que o seu uso por parte do homem significava aceitar o compromisso com a moça que o bordou. Eram uma declaração de amor que as “moças em idade casadoira” ofereciam como uma prenda entre namorados. Este, por sua vez, para assumir publicamente o compromisso, usava-o por cima do casaco domingueiro, no bolso, ou ao pescoço”.
Os símbolos mais comuns que encontramos nos Lenços estão direta ou indiretamente ligados ao seu tema chave: o amor. Corações, motivos florais, chaves, pássaros e ramos. “Encontramos também silvas que são adornos bordados em forma de cercadura que imitam motivos florais e são também utilizadas para as orlas dos lenços”.

O BEIJO de Klimt

"A consagrada tela de Klimt é enorme e respeita a forma de um quadrado perfeito (o quadro tem exatamente 180 centímetros por 180 centímetros).
O Beijo é considerada a mais famosa pintura austríaca e faz parte da coleção permanente do Belvedere Palace Museum, situado em Viena.
Gustav Klimt, O Beijo ou Os amantes, óleo e folha de ouro sobre tela, 180 x 180 cm, 1907-1908. Conservada no Belvedere Museum, Viena, Áustria.
O Beijo, de Klimt, é uma das pinturas mais famosas e reproduzidas do mundo. O que podemos ver é um casal, o homem beijando o rosto da mulher ajoelhada, à beira de um precipício. A obra pertence ao período dourado do artista, no qual sua característica principal era o uso de folhas de ouro junto ao óleo. O artista, representante maior do Art Nouveau na Áustria, era filho de um entalhador de ouro, mas começou a usar o material sistematicamente somente depois de uma das poucas viagens que fez, quando visitou Ravenna e admirou seus magníficos mosaicos com fundo dourado de inspiração bizantina.
Suas criações dessa época mesclam áreas de pintura figurativa tradicional, tridimensional, como vemos nos rostos, e outras achatadas, algumas delas lembrando estampas, como podemos perceber nas roupas dos personagens e no solo florido. Lembrando esteticamente as estampas japonesas, as figuras usadas por Klimt para preencher a roupa do casal são altamente significativas. Retângulos de cor cinza, preta e branca compõe a do homem, enquanto que elementos circulares e coloridos significam a feminilidade no vestido da mulher.
Também é interessante notar que as flores que compõe o que parece uma coroa de flores sobre a cabeça da mulher continuam ao redor do rosto todo, lembrando uma auréola.
Sobre a identidade dos personagens representados, é possível que se trate do próprio Klimt e sua companheira Emilie Flöge, ou ainda de uma de suas modelos habituais – as figuras femininas eram seu objeto de predileção nas representações – Hilde Roth.
O intuito da obra é mostrar o amor como parte mais importante da existência humana. Através dos traços serenos e absortos da mulher e do beijo apaixonado do homem, paixão a qual podemos perceber mesmo sem ver seus traços, os espectadores até hoje conseguem sentir a força do sentimento. Talvez seja exatamente por isso que a pintura é uma das mais célebres do mundo.
Comprada pelo estado austríaco para compor a sua Galeria Moderna, no Belvedere, a obra continua lá, deslumbrando seus milhares de visitantes de todos os lugares."
Inf. Via Artrianon


Todos os dias são bons para se dizer: EU TE AMO!

 Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano. Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?

Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos. Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas. A cerimónia era um ato perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto. Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução. Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor. Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar. No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade. Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.
Os cartões que hoje conhecemos foram feitos pela primeira vez por volta de 1800 e alguns eram bem enfeitados e decorados com grinaldas de flores, corações, e "cupidos".
em todos os países comemoram o Dia dos Namorados como nós.
Na ITÁLIA, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro
Na INGLATERRA, as crianças cantam canções e recebem dos pais chocolates e outros doces;
No JAPÃO a data foi introduzida em 1936 e o costume neste dia é as mulheres presentearem os seus amados com caixas de chocolates;
Nos ESTADOS UNIDOS nos dias que antecedem 14 de Fevereiro, livrarias e papelarias oferecem uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines.
Os adultos costumam comprar cartões para acompanhar os presentes: doces, flores ou perfumes. Nas escolas as crianças fazem cartões para os seus amigos e professores
Mas, cá entre nós, todos os dias são bons para se dizer: EU TE AMO!



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Ajuda para hoje

 TÍTULO:

O Cuquedo
AUTOR:
Clara Cunha; Ilustração: Paulo Galindro
EDITORA:
Livros Horizonte
SINOPSE:
O Cuquedo está à solta! Mas... o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida.



terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

HOJE, DIA INTERNACIONAL DA INTERNET SEGURA

 "Juntos por Uma Internet Melhor"

PARTILHA DE INFORMAÇÃO PESSOAL
As animações SeguraNet são recursos que promovem a cidadania digital. Esta animação retrata uma situação sobre a problemática
PARTILHA DE INFORMAÇÃO PESSOAL



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

PARTILHE.... DIVULGUE


SE SUSPEITA DE UMA SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA, PEÇA O APOIO DA APAV.
LINHA DE APOIO À VÍTIMA 116 006.






segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

DIA MUNDIAL DA LEITURA EM VOZ ALTA 2021

 ... são @s menin@s AEDAS a LER

❤
NO MUNDO MÁGICO da MARGARIDA
❤❤
A MIA, aluna da Prof.
Conceição Postiga
, da turma do 2º ano da EBJSD.
Parabéns
, Mia,
parabéns
a essa família ao proporcionar este ambiente mágico aos seus filhos
👏👏👏👏
Bibliotecas Escolares D. Afonso Sanches
BE SANCHES
BE JULIO SAÚL-DIAS
BE CORREIOS
BE LIVROS NA AREIA


Clicar na imagem para aceder

DIA MUNDIAL DA LEITURA EM VOZ ALTA 2021

 De NÓS para VÓS com muito carinho, agora para os mais pequeninos

😘
LIVRO "O SAPO APAIXONADO" - Por Max Velthuijs; Editorial Caminho, 1972. 1ª edição.
Bibliotecas Escolares D. Afonso Sanches
BE SANCHES
BE JULIO SAÚL-DIAS
BE CORREIOS
BE LIVROS NA AREIA


Clicar na imagem para aceder

PARTICIPA