terça-feira, 21 de dezembro de 2021

"Toma Lá Dá Cá" que nos aquece o ❤ há 21 anos !


 Bem cedo, começou a azafama com os cabazes de Natal.

O meu bem-haja a todas as AO e ao Sr. Cândido pela colaboração dada neste projeto solidário "Toma Lá Dá Cá" que nos aquece o coração há 21 anos !
❤
 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Hoje, pelas 10:30


... teve lugar na BE J.SAÚL-DIAS a reunião de avaliação de final deste I Período letivo. Partilhar dificuldades e sucessos, aperfeiçoar instrumentos de monitorização e consolidar projetos em tempo de pandemia, foram alguns dos assuntos tratados.




É de coração que agradeço às AO afetas às nossas BE ... Rosa Ferreira, Fátima Gomes, Cláudia Silva e Silvina Craveiro pelo seu profissionalismo e carinho que têm para com os nossos utilizadores, assim com à Prof. Maria Manuela, a exercer funções de forma funções na BE Livros na Areia.
❤
O nosso jantar tradicional de Natal, suspenso há dois anos, assim continua sem se realizar e foi substituído por um chá bem quente na companhia da Coordenadora dos AO do AEDAS, Dra. Manuela Azevedo .





quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

I PARTE DO MEU DIA

 


Reunião da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Vila do Conde

Esta é a surpresa para quem entra na "casa dos livros", "Uma gruta" muito especial ❤
Parabéns
a toda da equipa da Biblioteca Municipal de Vila do Conde. Como sempre um belíssimo trabalho à volta dos livros 👏👏👏

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

COMEÇA HOJE

 ... e começa HOJE, a XXI Edição do nosso projeto solidário, "TOMA LÁ, DÁ CÁ" até ao dia 17 de dezembro.

Pelos motivos que todos sabemos e pelo 2° ano consecutivo, SEM TROCA de livros



domingo, 28 de novembro de 2021

Chegou mais um Natal à nossa biblioteca






 





A melhor recompensa ao fim de XXI Edições !

Este meu projeto, "TOMÁ, DÁ CÁ", teve início na nossa Biblioteca Escolar Correios e posteriormente alargado às outras três bibliotecas. Ao longo destes anos perdi a conta a quantos e quantos cabazes de Natal foram distribuídos e quantos livros foram trocados entre os nossos alunos

Bem-haja, a TODOS os que participaram e continuam a participar.
Infelizmente, continuam a existir muitas famílias a necessitar da nossa ajuda ...














terça-feira, 16 de novembro de 2021

Consagrado internacionalmente através do Prémio Nobel da Literatura (1998), o Centenário de José Saramago é objeto de comemorações em Portugal e outros pontos do mundo.

Assinala-se, hoje, dia 16 de novembro de 2022 o centenário do nascimento de José Saramago. O programa “Saramago na Escola” compreende várias iniciativas, dentre as quais as Leituras Centenárias, uma parceria da Fundação José Saramago com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional de Leitura. Assim, hoje, 16 de novembro de 2021, assinalando a abertura do Centenário, realizar-se-ão, em 100 Escolas Básicas portuguesas, sessões de leitura do conto A Maior Flor do Mundo. O programa das comemorações organiza-se em quatro eixos: Biografia, Leitura, Publicações e Reuniões Académicas. – Biografia – reporta-se ao trajeto biográfico, formativo e cívico de JoséSaramago, em relação direta ou indireta com a sua produção literária; – Leitura – refere-se, em primeiro lugar, à leitura da obra de Saramago em escolas, bibliotecas, associações culturais; em segundo lugar, à leitura projetada no debate em torno do pensamento de Saramago; em terceiro lugar, à leitura resultando em adaptações já existentes ou em novas criações, em exposições, no cinema, no teatro, na ópera, no bailado, nas artes plásticas; – Publicações – para além da republicação da obra de Saramago, perspetivam-se edições evocativas de vária natureza, bem como publicações sobre a obra saramaguiana: livros, números de revistas; – Reuniões académicas – a presença de Saramago na academia motivará reuniões científicas em diferentes locais, em Portugal e no estrangeiro.

 




sexta-feira, 5 de novembro de 2021

NO PRÓXIMO DIA 16 DE NOVEMBRO - 100 ANOS SARAMAGO

Assinalando a abertura do Centenário, no dia 16 de novembro de 2021 realizar-se-ão, em 100 Escolas Básicas portuguesas, sessões de leitura do conto “A Maior Flor do Mundo”.

As informações sobre a iniciativa estão disponíveis aqui.
As comemorações, iniciativa de que o PNL2027 é parceiro, decorrerão entre 16 de novembro de 2021 e 16 de novembro de 2022 e organizam-se em quatro eixos: Biografia, Leitura, Publicações e Reuniões Académicas.
– Eixo da biografia – reporta-se ao trajeto biográfico, formativo e cívico de JoséSaramago, em relação direta ou indireta com a sua produção literária;
– Eixo da leitura – reporta-se ao trajeto biográfico, formativo e cívico de JoséSaramago, em relação direta ou indireta com a sua produção literária;
– Eixo da leitura – refere-se, em primeiro lugar, à leitura da obra de Saramago em escolas, bibliotecas, associações culturais; em segundo lugar, à leitura projetada no debate em torno do pensamento de Saramago; em terceiro lugar, à leitura resultando em adaptações já existentes ou em novas criações, em exposições, no cinema, no teatro, na ópera, no bailado, nas artes plásticas;
– Eixo das publicações – para além da republicação da obra de Saramago, perspetivam-se edições evocativas de vária natureza, bem como publicações sobre a obra saramaguiana: livros, números de revistas;
- Eixo das reuniões académicas – a presença de Saramago na academia motivará reuniões científicas em diferentes locais, em Portugal e no estrangeiro.
Consagrado internacionalmente através do Prémio Nobel da Literatura (1998), o Centenário de José Saramago é objeto de comemorações em Portugal e outros pontos do mundo, através de uma diversidade de atores e expressões intelectuais e artísticas que reforçam o valor da cultura na transformação da vida humana.
Via PNL 2027



quinta-feira, 4 de novembro de 2021

.... uau .... e FINALMENTE chegaram !!!

A Biblioteca Municipal José Régio de Vila do Conde, no PASSADO MÊS DE MAIO, atribuíu uma verba de 500€ a todas as bibliocetas escolares do 1°CICLO para renovacão e atualização do seu fundo documental.
Esse valor deu para serem adquiridos 48 títulos.
Assim, se pode verificar que o acesso à compra de um livro não é para todos os bolsos.
Abençoadas sejam TODAS as bibliotecas ao serviço das suas comunidades.
Espero, fortemente que esta verba, seja atribuída anualmente e não dp de décadas... os livros de uma biblioteca, quando muito requisitadis não duram para sempre.
FALTA ser comtemplada com esta verba a BE J. Saúl-Dias uma vez que esta, desde há dois anos, tb tem utilizadores do EPE e do 1° ciclo.