quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

II workshop "Manter a tradição, as Colheres de Pau de Vila do Conde"

Hoje, foi a vez dos alunos da Prof. Lina, Marlene e Carla (CE/Areia) falarem sobre a tradição das colheres de pau de Vila do Conde. Da sede do Agrupamento foi até lá a Prof. Manuela Melo que explicou aos alunos algumas técnicas de desenho. As colheres estarão expostas na biblioteca do centro escolar e posteriormente na biblioteca sede. No dia 14 de Fevereiro saberemos quem são, este ano, os grandes vencedores.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Um Mar de Livros






















7ª Semana da Leitura e o Kit do Mar

O Kit do Mar é composto por um conjunto de fichas que permite aos professores explorarem diferentes temas relacionados com o mar. A metodologia de projecto serve de base ao desenvolvimento de cada tema que pode ser trabalhado em áreas curriculares disciplinares ou não disciplinares, de enriquecimento curricular ou em qualquer outro ambiente de educação não formal.
Cada ficha inclui propostas de actividades e um conjunto de informação complementar do tema “Mar” (lista bibliográfica sobre vários temas do mar, lista de contactos de instituições ligadas ao mar, lista de museus que abordam o tema mar, etc.) As fichas contêm sugestões e orientações para a realização de actividades, as quais poderão ser desenvolvidas ao longo do ano ou em actividades pontuais, consoante o grau de profundidade que se quiser dar ao tema.

Cada etapa da ficha, desde a motivação até ao produto final inclui um conjunto de sugestões alternativas que permite ao professor adaptar os conteúdos aos objectivos e aquisição de competências que pretende alcançar.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Os três reis do oriente de Sophia de Mello Breyner Andresen


Este conto relata a vida dos três reis magos: Gaspar, Melchior e Baltasar, antes de encontrarem o Deus Menino.

Título: Os três reis do oriente
Autor(a): Sophia de Mello Breyner Andresen

Editora: Figueirinhas

Aproximam-se os Reis!!!


"A estrela ergueu-se muito devagar sobre o Céu, a oriente. O seu movimento era quase imperceptível. Parecia estar muito perto da terra. Deslizava em silêncio, sem que uma folha se agitasse. Vinha desde sempre. Mostrava a alegria, a alegria una, sem falha, o vestido sem costura da alegria, a substância imortal da alegria. Baltasar reconheceu-a logo, porque ela não podia ser de outra maneira." 

 In, Os três reis do oriente, de Sophia de Mello Breyner. 
Ilustrações de Fedra Santos.