quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Colaborar para ajudar


Um cabaz especial!!


A pintora Isabel Lhano, na Biblioteca Municipal

A pintora Isabel Lhano é a próxima convidada a participar  no evento "Na Última  Sexta-feira marcamos encontro com..." ,  que terá lugar na Biblioteca Municipal 

Natural de Vila do Conde,  viveu entre os 3 e os 30 anos no Porto. Frequentou a Escola Soares dos Reis e licenciou-se em pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Depois de uma estadia em Paris, regressa a Portugal,  acumulando a docência e trabalhando como ilustradora numa editora.

Expõe, pela 1ª vez,  em 1983 na Fundação Eng.º António  de Almeida. Organizou o 1º Momento de Arte  e    a 1ª Mostra d´Arte de Vila do Conde e coordenou a galeria do Auditório Municipal. Foi diretora artística da Galeria Delaunay.

Tem exposto em várias galerias nacionais e estrangeiras  e equipamentos públicos.

A sessão terá lugar no próximo dia 29, pelas 21,30h e a entrada é livre

terça-feira, 12 de novembro de 2013

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

TÍTULO:O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
AUTOR:Jorge Amado
EDITORA: BIS

Jorge Amado escreveu O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá em 1948, para o seu filho João Jorge, quando este completou um ano de idade. O texto andou perdido, e só em 1978 conheceu a sua primeira edição, depois de ter sido recuperado pelo filho e levado a Carybé para ilustrar. Com ilustrações belíssimas, para um belíssimo texto, a história de amor do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá continua a correr mundo fazendo as delícias de leitores de todas as idades.

Uma Questão de Cor

TÍTULO:Uma Questão de Cor
AUTOR:Ana Saldanha
EDITORA: Caminho
SINOPSE:
Quando a prenda de Natal é um computador, quem quer saber do trabalho de casa de Matemática? Todo os momentos livres são necessários para jogar uns jogos malucos.
Os pais da Nina é que não concordam. Nem o Danny, o primo que vem viver para casa dela.
Por que teve o Danny de mudar de escola? O que fazer em casos de ataques de criancice? E quando há falhas no sistema? E o Vítor, por que começa a comportar-se de forma tão palerma? Será que os amigos da Nina não compreendem que somos todos diferentes, mas todos iguais?

O Mundo Em Que Vivi

TÍTULO: O Mundo Em Que Vivi
AUTORA: Ilse Losa
EDITORA: Edições Afrontamento

Críticas de imprensa
"Numa escrita inexcedivelmente sóbria e transparente, e através de breves episódios, este romance conduz-nos em crescendo de emoção desde a primeira infância rural de uma judia na Alemanha, pelos finais da Primeira Grande Guerra Mundial, até ao avolumar de crises (inflação, desemprego, assassínio de Rathenau, aumento da influência e vitória dos Nazistas) que por fim a obrigam ao exílio mesmo na eminência de um destino trágico num campo de concentração. Há uma felicíssima imagem simbólica de tudo, que é a do lento avançar de uma trovoada que acaba por estar "mesmo em cima de nós". Assistimos aos rituais judaicos públicos e domésticos, a uma clara atracção alternativa entre a emigração para os E.U. e o sionismo. Fica-se simultaneamente surpreendido pela correspondência e pelas diferenças entre o adolescer e o viver adulto em meios culturais muito diversos, pois há relances de vida religiosa luterana, católica e de agnosticismo à margem da experiência judaica ortodoxa. Perpassam figuras familiares de recorte nítido: os avós da aldeia, o pai, negociante de cavalos, desfeitado por anti-semitas e falecido de cancro, os tios progressistas Franz e Maria, o avô Markus, a amorável avozinha Ester (Kleine Oma), Paul (o jovem quase-namorado que se deixa intimidar pelo ambiente), Kurt (o jovem enamorado assolapado, culto e firme nas suas convicções). A acção é desfiada numa sucessão de fases biográficas progressivamente dramáticas - e nós acabamos por participar afectivamente de um destino ao mesmo tempo muito singular e muito típico, que bem nos poderia ter cabido. Um romance de características únicas na leitura portuguesa - e emocionalmente certeiro".
Óscar Lopes

Concurso Nacional de Leitura

 Este ano a nossa escola irá aderir ao Concurso Nacional de Leitura. Os alunos interessados em participar deverão inscrever-se na Biblioteca Escolar, até ao dia 6 de dezembro.
Os alunos inscritos terão que ler duas das seguintes obras:

- O Mundo em que vivi, Ilse Losa
- O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado
- Uma Questão de cor, Ana Saldanha

No dia 9 de Janeiro de 2014, pelas 10:30, realizar-se-á a primeira prova de seleção. Os três melhores participantes passarão às Finais Distritais. Cada distrito selecionará dois vencedores para a Final Nacional.

Para mais informações dirige-te à BE.






quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Está quase a chegar o Halloween

Na nossa Biblioteca, as decorações para a comemoração do Halloween, já começaram! E...nada melhor que um painel «assustador», desenhado pela professora Teresa Vera Silva. 




Novos cartões de utilizador

No mês Internacional das Bibliotecas Escolares procura-se incutir, ainda mais, nos alunos o gosto pela leitura.
Aproveitando a atividade «Voluntários da Leitura», a Professora Bibliotecária, Olga Veloso, distribuiu, nas salas, novos cartões de utilizador e incentivou a requisição domiciliária. É urgente criar bons leitores, formar jovens com espírito crítico e empreendedor.

 

 

Nesta quinta feira continuamos com a atividade « Voluntários da Leitura».












quarta-feira, 16 de outubro de 2013

«Super size me» no Dia Mundial da Alimentação

 
Sinopse:
 
O que aconteceria se não comesse nada mais do que fast-food durante um mês inteiro? Morgan Spurlock faz justamente isso e embarca na jornada mais perigosa da sua vida. As regras? Durante 30 dias ele não pode comer nada que não esteja no menu da McDonald´s, tem de fazer três refeições diárias, e sempre que lhe perguntarem se quer um Super menu ele tem de aceitar.
À medida que a sua condição física e psíquica se degrada, Spurlock percorre os Estados Unidos para entrevistar peritos e cidadão comuns, e tenta encontrar a explicação para um dos maiores problemas de saúde dos nossos tempos: a obesidade.
 
Ficha Técnica
Realização: Morgan Spurlock
Interpretação: Morgan Spurlock
Argumento: Morgan Spurlock
Produção: Morgan Spurlock
Ator / Atriz: Morgan Spurlock

Prova e lê

Hoje, na tua Biblioteca, requisitas um livro e oferecem-te uma peça de fruta.

 



Dia Mundial da Alimentação

Várias atividades acontecem em simultâneo na nossa Biblioteca. Hora do conto, jogo com a roda dos alimentos e filme. Tudo sobre o grande tema: alimentação.
 
 





segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Esperam por ti na biblioteca


Sinopse:
Após seis mil anos de terrível imobilidade, Akasha, mãe de todos os vampiros e Rainha dos Malditos, ergue-se do seu sono para libertar os poderes da noite. Mas o seu plano monstruoso para dominar os mundos dos vivos e dos não-mortos terá de ser impedido antes que ela destrua os vampiros seus filhos e toda a humanidade, e cabe ao vampiro Lestat enfrentar a sua perversidade, que tudo envolve — pois foi ele que desafiou o seu poder, ao acordá-la do seu sono.
TÍTULO: Rainha dos Malditos I
AUTOR: Anne Rice
EDITORA: Europa-América

Sinopse:
Em mais um volume das Crónicas do Vampiro, Anne Rice invoca mundos deslumbrantes para nos trazer a história de Armand, eternamente jovem, com o rosto de um anjo de Botticelli.
Armand surgiu pela primeira vez há trinta anos, em toda a sua glória negra, no já clássico Entrevista com o Vampiro, primeiro volume de Crónicas do Vampiro, romance que tornou a autora famosa em todo o mundo como magnífica contadora de histórias e criadora de reinos mágicos.
Acompanhamos assim, nesta obra, Armand através dos séculos até à Kiev Rus da sua infância — uma cidade em ruínas sob o domínio mongol — e à antiga Constantinopla, onde os assaltantes tártaros o vendem como escravo. Num magnífico palazzo da Veneza do Renascimento, encontramo-lo em escravidão emocional e intelectual com o vampiro Marius, que se disfarça entre os humanos como pintor misterioso e recluso e o qual confere a Armand o dom do sangue vampírico.
À medida que o enredo se aproxima do seu ponto culminante, atravessando cenários de luxo, elegância, emboscadas, incêndios e adoração ao demónio, passando pela Paris do século XIX e pela Nova Orleães da actualidade, veremos este herói romântico, eternamente vulnerável, ser forçado a escolher entre a imortalidade na escuridão ou a salvação da sua alma. 
TÍTULO: O Vampiro Armand
AUROR: Anne Rice
EDITORA: Europa-América

Sinopse:
Lestat, vampiro, herói, sedutor consumado, cansado da busca que já dura há dois séculos para penetrar nos meandros da sua obscura existência, está desesperado por ser ver livre do pesadelo da sua imortalidade. Ansiando por renascer homem, por pensar, sentir e respirar como um mortal, Lestat empreende uma incursão apaixonada pela vida.
A forma como Lestat se torna novamente mortal e como descobre aquilo que já tinha esquecido - a angústia do ser humano, a fragilidade, a odisseia da existência humana - é contada com toda a paixão, colorido e imaginação que distingue os extraordinários romances de Anne Rice. 

Título: História do Ladrão do corpo
Autor:  Anne Rice
Editora: Europa-América

Sinopse:
Lestat, personagem de Entrevista com o Vampiro, tem uma história para
contar. O segundo volume da saga «Crónicas dos Vampiros» acompanha Lestat ao longo de várias eras, à medida que ele procura as suas origens e desvenda o segredo da sua obscura imortalidade.
Extravagante e apaixonado, Lestat mergulha nos lascivos lupanares de Paris do século XVIII, na Inglaterra dos druidas e na Nova Orleães finissecular. Após um sono profundo de cinquenta e cinco anos, Lestat está fascinado pelo mundo moderno. Quando quebra o código de honra dos vampiros, que lhes impõe o silêncio sobre a sua condição, Lestat revela-se na esperança de que os imortais se ergam e se unam para descobrirem o mistério da sua existência. E é então que Lestat, o caçador, se transforma numa presa.
TÍTULO: O Vampiro Lestat I
AUTORA: Anne Rice
EDITORA: Europa-América

Sinopse:
Estamos em Nova Iorque. A cidade está coberta por um manto de neve. No meio dessa brancura, Lestat procura Dora, a bela e carismática filha de um barão da droga, a mulher que desperta nele sentimentos de ternura como nunca outra mortal fizera antes. Dividido entre as suas paixões de vampiro e o amor avassalador que sente por Dora, é a seguir confrontado com o misterioso e demoníaco Memnoch. Arrancado ao mundo por este adversário temível, Lestat é levado até ao reino dos Céus e depois até ao Purgatório. Aí terá de decidir se acredita em Deus ou no Demónio e, por fim, qual dos dois escolherá servir. Nas primeiras quatro Crónicas do Vampiro, Anne Rice convocou mundos fantásticos e distantes e tornou-os tão ressonantes, reais e imediatos como o nosso. Neste romance, o mais negro e ousado de todos os que escreveu, ela transporta-nos, na companhia de Lestat, para o universo mítico que nos é mais precioso — o reino da teologia de cada indivíduo.
TÍTULO: Memnoch, o Demónio
AUTORA: Anne Rice
EDITORA: Europa-América

Sinopse:
Extravagante e apaixonado, Lestat mergulha nos lascivos lupanares de
Paris do século XVIII, na Inglaterra dos druidas e na Nova Orleães finissecular. Após um sono profundo de cinquenta e cinco anos, Lestat está fascinado pelo mundo moderno. Quando quebra o código de honra dos vampiros, que lhes impõe o silêncio sobre a sua condição, Lestat revela-se na esperança de que os imortais se ergam e se unam para descobrirem o mistério da sua existência. E é então que Lestat, o caçador, se transforma numa presa.
TÍTULO: O Vampiro Lestat II
AUTORA: Anne Rice
EDITORA: Europa-América

Sinopse:
Obra já clássica no seu género, Entrevista com o Vampiro é o primeiro volume da saga «Crónicas dos Vampiros» e granjeou o estatuto de livro de culto, comparável a Drácula de Bram Stoker. Das plantações oitocentistas do Luisiana aos becos sombrios e cenários sumptuosos de Paris, do Novo Mundo à Velha Europa, Claudia e Louis fogem de Lestat, o seu criador e companheiro imortal. E o cruel vampiro que tirara partido do desespero de Louis e da fragilidade da órfã Claudia, no bairro francês da Nova Orleães assolada pela peste, move-lhes uma perseguição sem tréguas no submundo parisiense, entre a trupe Théâtre des Vampires do misterioso Armand e criaturas das trevas.
É com esta mescla de sangue, violência e erotismo ímpares, no pano de fundo da reflexão sobre a condição trágica que é a do vampiro condenado à imortalidade, que Anne Rice narra uma extraordinária história em que a crueldade e os sentimentos tenebrosos que percorrem as páginas resultam numa maravilhosa sinfonia poética que viria a inspirar muitos escritores, como Stephenie Meyer.
TÍTULO: Entrevista com o Vampiro
AUTORA: Anne Rice
EDITORA: Europa-América