A música de Zeca Afonso, intitulada «Natal dos Simples» que, como começa com a frase “vamos cantar as janeiras...” é entendida por alguns como se fosse música de Janeiras, embora não seja uma canção de folclore.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
As Janeiras
![]() |
| Ilustração de Leandro Lamas |
Cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, essas “sobras” traduzem-se muitas vezes em dinheiro.
Ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.
A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver são mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois do grupo feito, e de distribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc. Por comodismo, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição).
No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra. São músicas simples, habitualmente à volta de quadras simples que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram. Tipicamente havia também algumas quadras insultuosas reservadas para os moradores que não davam as janeiras. Nos últimos anos, celebrizou-se uma música de Zeca Afonso, intitulada «Natal dos Simples» que, como começa com a frase “vamos cantar as janeiras...” é entendida por alguns como se fosse música de Janeiras, embora não seja uma canção de folclore.
(Inf. via: https://pt.wikipedia.org/wiki/Janeiras)
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Hoje festejamos na Biblioteca Julio Saúl-Dias o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Os nossos alunos receberam a contadora de histórias, Ana Esteves e, de seguida, tiveram um magnífico lanche.
A todos os que estiveram presentes, o meu muito obrigada.
A todos os que me ajudaram, a minha maior gratidão e apreço.
Trabalhos realizados pelos alunos na disciplina de Espanhol
Na tradição espanhola, o Dia de Reis é celebrado por grande parte da população.
É neste dia que as crianças recebem os presentes de Natal, pois, de acordo com a tradição cristã, são os Reis Magos que os trazem.
Uma das tradicionais celebrações do Dia de Reis em Espanha é a "Cavalgada dos Reis Magos". É celebrada há mais de 150 anos e acontece na véspera do Dia de Reis (5/01) e simboliza o caminho dos Reis Magos depois do nascimento de Jesus.
Subscrever:
Mensagens (Atom)












