quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ajuda a AJUDARIS


A AJUDARIS é uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.
Foi fundada em Julho de 2008 e considerada de Utilidade Pública desde Outubro do mesmo ano. A AJUDARIS figura assim como uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social.
Foi fundada por um grupo de voluntários que, pontualmente, faziam Intervenção Social, no terreno, junto de populações mais carenciadas do Grande Porto. Perante os constantes apelos da comunidade apoiada, surgiu a necessidade de criar respostas mais regulares, organizadas e eficientes que visam o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar.

Objectivos
  • Promover diversas actividades de carácter social e humanitário que contribuam para a inclusão e integração social;
  • Auxiliar no combate à pobreza persistente e às novas formas de exclusão social, através da garantia dos direitos básicos de cidadania, visando auxiliar os grupos mais desfavorecidos;
  • Articular e complementar o trabalho social com as várias Entidades Públicas e Privadas;
  • Criar Equipamentos Sociais e Redes de Cooperação que possibilitem um apoio individual tendo em conta as problemáticas e idiossincrasias de cada Utente.
A Missão
Estimular e promover a qualidade de vida dos seus utentes, visando desenvolver a autonomia, combater a solidão, bem como, promover a interação destes com as suas famílias, com grupos sociais de faixas etárias heterogéneas, instituições e comunidade em geral.

Valores e Princípios
  • Humanização e personalização no atendimento, na ação e nos serviços prestados;
  • Respeito pela individualidade, privacidade, intimidade e direito dos utentes e colaboradores;
  • Espírito de acolhimento e de solidariedade;
  • Envolvimento, dedicação e compromisso em todo trabalho a desempenhar.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

"O homem das castanhas é eterno"

Na Praça da Figueira, ou no Jardim da Estrela, 
num fogareiro aceso é que ele arde. 
Ao canto do Outono, à esquina do Inverno,
 o homem das castanhas é eterno. 

Não tem eira nem beira, nem guarida, 
e apregoa como um desafio. 
 É um cartucho pardo a sua vida, e, 
se não mata a fome, mata o frio. 

Um carro que se empurra, um chapéu esburacado, 
no peito uma castanha que não arde. 
Tem a chuva nos olhos e tem o ar cansado 
o homem que apregoa ao fim da tarde. 

Ao pé dum candeeiro acaba o dia,
 voz rouca com o travo da pobreza.
 Apregoa pedaços de alegria, 
e à noite vai dormir com a tristeza.

 Quem quer quentes e boas, quentinhas? 
A estalarem cinzentas, na brasa. 
Quem quer quentes e boas, quentinhas? 
Quem compra leva mais calor p'ra casa.

 A mágoa que transporta a miséria ambulante, 
passeia na cidade o dia inteiro. 
É como se empurrasse o Outono diante;
 é como se empurrasse o nevoeiro.

 Quem sabe a desventura do seu fado?
 Quem olha para o homem das castanhas?
 Nunca ninguém pensou que ali ao lado 
ardem no fogareiro dores tamanhas. 

 Quem quer quentes e boas, quentinhas? 
A estalarem cinzentas, na brasa. 
Quem quer quentes e boas, quentinhas?
 Quem compra leva mais amor p'ra casa.

S. Martinho e as castanhas



segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Muitas sugestões para o tempo de Halloween







Vem aí o Halloween

Ilustração de Marc Le Rest

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todos os anos no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Esta festa é realizada em grande parte nos países ocidentais, porém é muito festejada nos Estados Unidos. Neste país, foi levada pelos imigrantes irlandeses, ali chegou em meados do século XIX. A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de Novembro). Esta festa, por estar relacionada com a sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein. As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de Outubro, com sacos cheios de guloseimas. No entanto, no nosso país, a comemoração desta data é recente. Chegou através da grande influência da cultura americana, principalmente via pela televisão, mas também via a disciplina de língua inglesa. Os docentes desta disciplina aos poucos foram fazendo a propagação desta festa, valorizando e comemorando esta data com os seus alunos por forma de vivenciar com os eles a cultura norte-americana. Muitos portugueses defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, não devia ser comemorada.